O site na vida de uma organização

Um bom site pode contribuir para a consolidação da imagem de uma organização, além de gerar mais agilidade e satisfação aos usuários.

22 de maio de 2013

A gestão de mídia digital permite analisar o contexto de uma organização, identificando necessidades ou problemas que demandem soluções de comunicação. O profissional possui capacidades de elaboração de estratégias e planejamentos de ações adequadas às diferentes demandas do mercado, além da atuação de agente identificador de tendências e inovação na área de comunicação em mídias digitais.

Nesse contexto, a produção de um bom site contribui significativamente para a consolidação da imagem de uma instituição. As ferramentas digitais podem ajudar no alinhamento da cultura organizacional e na interação com os mais diversos públicos. A disponibilidade de serviços e informações úteis gera economia para a instituição e dá mais agilidade aos usuários.

Um bom exemplo para entendermos isso na prática foi da Unimed-BH, que se destacou em 2011, ao reformular o seu site e criar mais agilidade e interatividade com seus públicos. Para entendermos a proporção da mudança, a empresa que é líder no mercado de saúde suplementar de Minas Gerais, conta com mais de 730 mil clientes, 4.600 médicos cooperados, 2.500 colaboradores e uma rede de 47 hospitais, 168 clínicas e 43 laboratórios.

Alinhar essa diversidade de públicos parecia uma missão quase impossível até que a empresa decidiu investir em seu site. A solução encontrada foi destinar um espaço especial para atender as demandas de cada um dos diferentes públicos. Segundo dados da Aberje, após as mudanças, cerca de 77% dos clientes dizem não usar mais o telefone ou ir pessoalmente à Unimed-BH para solucionar problemas ou buscar informações, e 73% dos cooperados acessam o site todos os meses.

O novo site permitiu aos clientes, obter a segunda via do boleto, atualizar o cadastro, fazer buscar no catálogo de serviços de saúde (médicos, hospitais e clínicas da rede credenciada). Aos médicos, a maior possibilidade de acesso as informações beneficiou muito a rotina de trabalho. Os colaboradores que atuam no serviço de Atenção Pré-Hospitalar obtiveram a ferramenta de localização, em tempo real, da ambulância na área de atuação da Unimed-BH, funcionalidade que pode salvar vidas.

O surpreendente resultado mostrou que a tecnologia pode ser uma grande aliada na busca por mais agilidade, satisfação e saúde. O site serviu ainda para consolidar a imagem institucional por meio de campanhas publicitárias no próprio veículo, divulgar informações que incentivam o autocuidado, a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Além de proporcionar mais agilidade e comodidade aos clientes, a ferramenta também gerou uma economia que passa da casa dos 400 mil reais com despesas de impressão e postagens.

Por Rafael Mariani

Sugestões: